sexta-feira, 19 de julho de 2013

O poder da gratidão!!



Você se sente uma pessoa grata? Veja neste artigo como a ingratidão prejudica nossa vida, e descubra passos simples para entrar em sintonia com o poder da gratidão. Nos meus primeiros anos de busca para melhor conhecer as ferramentas da mente, frequentei por um período a Seicho-No-Ie. Trata-se de uma instituição organizada, semelhante a uma igreja, embora eles não se intitulem como "religião". Na Seicho-No-Ie, ouvi pela primeira vez a respeito da força da gratidão.

Na época, era um pensamento muito novo para mim. Eu havia aprendido a agradecer quando ganhava alguma coisa, mas gratidão, esta palavra em si, não significava muita coisa. Mas acho que meus anos de Seicho-No-Ie também não foram capazes de me ensinar o valor da gratidão. Seguindo uma prática que havia aprendido por lá, repetia mecanicamente, inúmeras vezes por dia, as palavras "muito obrigado".

Depois de algum tempo, percebi que tais palavras não tinham qualquer efeito sobre mim. Desisti da prática, achei que aquela repetição não tinha sentido. Foi só alguns anos depois que vim a compreender o significado da gratidão.



A INSATISFAÇÃO COMO PADRÃO
Passei por um período no qual, em que pese eu estivesse em uma situação confortável, parecia que tudo ao meu redor me incomodava. Se 99% das coisas estivessem indo bem e 1% mal, minha atenção era imediatamente direcionada a esse 1%.

Percebi que a insatisfação havia tomado conta da minha vida. O foco não estava voltado para as coisas boas. Não pensava no futuro de forma positiva, pelo contrário, imaginava que aqueles pequenos contratempos iriam se multiplicar e tomar conta de tudo.
Essa é um conduta de quase todos nós. É natural direcionarmos nossa atenção ao que há de ruim. Exemplo: quer puxar assunto com alguém desconhecido? É só começar a reclamar de alguma coisa (do tempo, do trânsito e assim vai). Quase todo mundo adora reclamar.



ESTOU SENDO INGRATO?
Depois de algum tempo vivendo nesse padrão de reclamação, resgatei um livro há muito empoeirado no armário. Já velho e amarelado, era um livro da época em que eu frequentava a Seicho-No-Ie. Recordo-me que sequer cheguei a lê-lo por inteiro, apenas abri e vi um capítulo com o seguinte título: o poder da gratidão.

Eu percebi, então, que não havia gratidão nenhuma em minha vida. Foi um choque perceber que a vida havia sido boa comigo, mas eu estava me negando a ver as coisas boas. Com o foco nos problemas, não era possível aproveitar as dádivas da vida.
Foi um choque perceber que a ingratidão era o meu padrão fundamental. Ninguém se acha ingrato, todo mundo pensa que o problema é a vida que está sendo dura demais conosco.
Percebi que esse era o meu padrão, e que eu precisava mudá-lo.



VIVER UMA VIDA DE GRATIDÃO
Sentir gratidão não é dizer mecanicamente "muito obrigado" um milhão de vezes, embora essa prática possa ajudar. A verdadeira gratidão é um sentimento interior.
Pense nas inúmeras pequenas coisas pelas quais você pode agradecer. Você tem água encanada? Comida todos os dias? Pode andar, falar, ver? A lista continua, infinita. Pensar constantemente em tais coisas desenvolve um sentimento positivo, que acaba se tornando a energia dominante.
Não estou dizendo para que você seja grato pelas coisas porque isso é o certo. Não importa se é a coisa certa a se fazer. O que importa é que desenvolver esse sentimento faz bem para você.

Agora, sinto-me mais feliz em todas as áreas da minha vida. Embora seja um trabalho diário, o hábito de se prender a detalhes negativos pode ser mudado.
Com essa prática você verá como as coisas negativas vão simplesmente desaparecer de sua mente. Assim, certamente se sentirá mais saudável, mais feliz e em paz. Experimente!
fonte: http://somostodosum.ig.com.br/


Um comentário:

Rosalia Morosetti disse...

AMEI AMIGA SUA MSG MUITO LINDA E TOCA NO CORAÇÃO E VERDADEIRA.....AS PESSOAS DEVERIAM LER E REFLETIR PQ ISSO ACONTECE COM A GENTE....BRIGADUUU!!!BJS!!!